sexta-feira, 3 de abril de 2009

A música no espaço digital

Já foi o tempo de que as pessoas saíam de casa para comprar um CD para ouvir aquela determinada música. Hoje com a facilidade da internet, os tempos mudaram. Na última aula do Professor Rogério Mosimann, os alunos da quinta fase de jornalismo, Cléber Latrônico e Jorge Júnior, falaram sobre essa revolução, a teoria da cauda longa - os CD´s mais específicos e menos famosos estarão no fim da calda e as músicas mais famosas estarão no início da calda como mais ouvidas.

A internet tem diversas característas. Ela pode trazer benefícios e ao mesmo tempo atrapalhar profissionais como os artistas musicais. Muitos se sentem assim, prejudicados. Após o surgimento de softwares de músicas, os quais possibilitam baixar músicas, tanto as mais antigas como as músicas atuais, documentos, vídeos, alguns músicos começaram a se sentir ameaçados, pois a venda dos CDs e DVDs em lojas decaiu muito.

Mas há os que adquiriram esse mecanismo como um aliado. Já que é inevitável essa mudança de se ganhar dinheiro com a música, eles encontraram outra fórmula: divulgar seu produto para serem contratados pelos promotores de eventos, ganhando dinheiro com os shows.

Claro que não se pode esquecer que a dificuldade existe. A internet está tomando conta. E as pessoas estão procurando comodidade. A era do CD "já era". O que está em alta são os MP3, IPODs, aparelhos portáteis que são utilizados para escutar as músicas prediletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para expressar sua opinião. Os comentários são moderados pelo autor do blog. Não xingue, não ofenda, argumente.